Cupim

São insetos sociais que vivem em colônias formadas por sociedade bastante populosa, podendo chegar a milhões de indivíduos, sendo que a capacidade de postura de ovos de uma rainha varia de acordo com a espécie (atualmente catalogadas no Brasil mais de 600 espécies) e as mais evoluídas podem chegar a pôr 80 mil ovos / dia, vivendo, em média, 10 anos.
descupinizacao-controle-de-pragas-cupim
Além das formas jovens, existem duas categorias de indivíduos adultos: a primeira constituída por reprodutores alados (machos e fêmeas), conhecidos como siriris ou aleluias, que voam para se acasalar (principalmente na primavera, clima quente e úmido) e são responsáveis pela formação dos cupinzeiros; a segunda categoria compreende as formas ápteras (sem asas), de ambos os sexos, porém estéreis (operários e soldados).

Sua alimentação consiste basicamente de celulose, encontrada em papéis e madeiras e para obtê-la. Atravessam materiais como: borracha, alvenaria, concreto, fios elétricos e  telefônicos, plástico,  gesso, causando incêndios e danos em geral, o que muitas vezes poderiam   ser   evitados quando  detectados à tempo e utilizando-se uma profilaxia específica.

O cupim deixou seu habitat natural, por destruição do homem e adaptou-se, passando a viver nas edificações, nas áreas urbanas.  Em geral iniciam as novas colônias pelos telhados ou solo, espalhando-se por toda a estrutura e móveis.

Como podemos constatar a extensão dos danos e prejuízos é incomensurável.

 

Eliminar cupim não é impossível, solicite uma visita da Vital, garantia de até 5 anos. 

 

Cupim